sábado, 17 de abril de 2010

Notícias da semana sobre Viracopos

Números de Viracopos continuam impressionando
   Mais uma vez a divulgação do movimento de passageiros em Viracopos surpreendeu. O número de pessoas que passaram pelo aeroporto campineiro ao longo dos três primeiros meses ultrapassou 1,2 milhão, quantia que demorou seis meses para ser atingida em 2009. O número de operações de aeronaves seguiu a mesma tendência e mostrou-se mais de 70% acima dos números registrados no primeiro trimestre de 2009.
   Considerando-se a entrada de novas empresas em Viracopos e a ampliação da malha atual por parte das já presentes, o total de passageiros em 2010 deve superar 5 milhões, o que representa uma sobrecarga no aeroporto, pois a capacidade atual é de apenas 2 milhões. Como a Infraero pretende implantar terminais provisórios somente no final do segundo semestre, Viracopos é forte candidato a sofrer as restrições já comentadas pela presidente da ANAC, passando a operar de forma semelhante aos outros dois aeroportos paulistas.

Mudanças em busca da aprovação ambiental
   Em virtude da dificuldade em conseguir a aprovação do Relatório de Impacto Ambiental para a ampliação do aeroporto de Viracopos, a Infraero vem buscando alternativas que viabilizem o projeto. A mais recente dessas alternativas é a alteração no desvio da ferrovia que passa ao lado do aeroporto. Inicialmente, ela seria desviada até ficar fora da área que será utilizada para a construção das duas novas pistas. O nova alternativa, no entanto, contempla a criação de um túnel abaixo do aeroporto, evitando a área que seria destruída para a passagem do novo traçado. Outra mudança já anunciada anteriormente foi o deslocamento das novas pistas em direção à rodovia Santos Dumont, também com a intenção de reduzir impactos na fauna e flora locais.

Webjet em Viracopos
   Após vários boatos sobre planos da Webjet para operações em Campinas, o gerente comercial e de vendas da CVC para a América do Sul anunciou que Viracopos ganhará voos para Buenos Aires e Bariloche nas cores de empresa carioca. As operações, no entanto, ocorrerão apenas no período de alta temporada, nas férias de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário