sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Caravan da FAB sofre acidente na região Norte

   Um C-98(Caravan) da Força Aérea Brasileira sofreu uma pane ontem durante um voo e fez um pouso forçado no rio Ituí, na Floresta Amazônica. Veja as duas últimas notas divulgadas pela FAB:


Nota 7 - 30/10 (13h40) - Desaparecimento de aeronave da FAB
O Comando da Aeronáutica e a Fundação Nacional de Saúde informam que uma aeronave C-105 Amazonas do 2°/10° GAv localizou às 9h40, horário local, a aeronave C-98 que estava desaparecida desde ontem. Dos onze ocupantes do avião, um está desaparecido e há indícios de um possível óbito. Há nove sobreviventes que passam bem.
A aeronave pousou no rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murubos). O C-98 foi inicialmente localizado por índios da tribo dos Matis e a Força Aérea Brasileira enviou para o local as aeronaves que estavam engajadas na operação de busca.


O C-98 Caravan pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), sediado em Manaus (AM), e desapareceu na manhã de ontem (29/10) quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). Onze pessoas estavam a bordo, sendo quatro militares e sete civis.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fundação Nacional de Saúde





Fonte: CECOMSAER





Nota 8 - 30/10 (15h25) - Desaparecimento de aeronave da FAB




O Comando da Aeronáutica e a Fundação Nacional de Saúde informam que nove sobreviventes do acidente com a aeronave C-98 Caravan já estão a bordo de um helicóptero H-60 Blackhawk da Força Aérea Brasileira e de um helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro. As aeronaves chegarão ao aeroporto de Cruzeiro do Sul (AC) às 15h30 (horário de Brasília).

Os sobreviventes são:
1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga
2° Tenente José Ananias da Silva Pereira
1° Sargento Edmar Simões Lourenço
Sra. Josiléia Vanessa de Almeida
Sra. Maria das Graças Rodrigues Nobre
Sra. Maria das Dores Silva Carvalho
Sra. Marina de Almeida Lima
Sra. Diana Rodrigues Soares
Sr. Marcelo Nápoles de Melo

Familiares dos funcionários da Funasa chegarão a Cruzeiro do Sul transportados por um avião C-97 (Brasília) da FAB vindo de Tabatinga.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Assessoria de Comunicação Social da Fundação Nacional de Saúde