segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Aeroporto de Americana busca expansão de pista

   Visando aproveitar-se do significativo aumento de movimentação da aeronaves particulares durante a Copa de Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o prefeito de Americana, Diego De Nadai, está negociando com o governo paulista a obtenção de uma área de 194 mil metros quadrados, pertencente ao Instituto de Zootecnia, ao redor do aeroporto Augusto de Oliveira Salvação, que servirá para ampliação de pista de pouso.
   O aeroporto americanense, localizado a aproximadamente 50km de Viracopos, possui atualmente 1200m de pista, sendo inviável a operação de jatos particulares de médio porte. Com a ampliação, que prevê mais 300m, a distância de pouso será maior do que a do aeroporto carioca Santos Dumont, que possui 1323m e recebe operações de 737 e A320 com poucas restrições, fazendo com que Americana se torne opção aos saturados Amarais, em Campinas, e Jundiaí.
   A área solicitada ao governo não só engloba a cabeceira 12 a ser ampliada, mas também toda a extensão lateral direita da pista (no sentido da 12 para a 30), aumentando significativamente o aeroporto. Diversas empresas têm intenção de instalarem-se em Americana. Três delas, nas áreas de construção de aviões, produção de peças e formação de pilotos e comissários, inclusive já firmaram acordo com a prefeitura, o que deve gerar por volta de 235 empregos.

4 comentários:

  1. com Piracicaba ao lado, dificilmente o aeroporto de americana sera ampliado...

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  2. Com a falta de opções que todos os setores da aviação brasileira enfrentam, inevitavelmente não só Americana e Piracicaba precisarão de ampliação, mas também outros aeroportos da região.
    Não há lógica em pensar que um aeroporto não receberá investimento por influência de outro, principalmente levando-se em conta que são administrados por órgãos diferentes e que há demanda para ambos.
    Vale destacar ainda que a área para construção no aeroporto de Americana está prestes a se esgotar em função do crescente interesse apresentado nos últimos anos por parte de empresas no ramo de construção/montagem de aeronaves, formação de profissionais da área e serviços de hangaragem.
    A ampliação dos aeroportos da região de Campinas nos próximos anos é inevitável.

    Murilo Basseto
    RMC Aviação

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  3. Parte de um importante centro de pesquisa que gerou conhecimentos para o desenvolvimento do agronegocio será destruido para beneficio de poucos, além de prejuízo ao meio ambiente e poluindo ainda mais a nossa região para que alguns industriais tenham um estacionamento para seus aviões. Quais os benefícios para a população de Americana e Nova Odessa? 350 empregos que serão gerados para profissionais de outras cidades?

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  4. Americana e a região metropolitana de Campinas são áreas mais poluidas do estado de São Paulo e querem acabar com o pouco de área verde para benefícios de alguns

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