quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Phenom 100 derrapa no Campo de Marte

   Um jato Phenom 100, prefixo PR-UUT, derrapou no fim da tarde de ontem ao pousar no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. As condições climáticas eram críticas naquele momento, com bastante chuva e rajadas de vento. O excesso de água acumulada na pista deve ter sido a principal causa do acidente, além da falta de reversos e freios aerodinâmicos no pequeno jato, que obriga o piloto a parar a aeronave apenas nos freios das rodas, aumentando a chance de ocorrência de aquaplanagem. O Phenom teve várias avarias, sendo removido sobre uma carreta, como se observa nas imagens no link a seguir.


6 comentários:

  1. Este não é o primeiro caso. Aconteceu em Angra dos Reis a mesma coisa. Essa aeronave conta apenas com freio hidráulico, não possuindo reverso. Em condições normais pousa em 1250 metros, mas basta umedecer a pista e 1.500 já não são suficientes. Houve também em RELPREV em Uberlândia, cuja pista tem 1950 metros e quase que a aeronave não para. A Embraer tem que rever o conceito de freio da referida aeronave.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gerson.
    Sem dúvida a ausência de alguns recursos de frenagem, como os freios aerodinâmicos e o reverso, influenciam nas características de pouso da aeronave.
    Porém, é importante lembrar que nos casos de Angra e do Campo de Marte, os operadores das aeronaves "abusaram" de alguns limites, que poderiam ajudar a evitar os ocorridos. Em Angra, a aeronave estava acima do peso máximo de pouso, e em Marte o aeroporto apresentava condições climáticas que desaconselhavam o pouso.
    Assim, talvez o problema pode não ter sido o projeto da Embraer, afinal, a empresa é a terceira maior fabricante de jatos do mundo e não deixaria um projeto "deficiente" ser lançado sob o risco de prejudicar sua imagem.

    Murilo Basseto
    RMC Aviação

    ResponderExcluir
  3. Se nao houvesse problemas no freio, a Embraer nao os trocaria sem cobrar nada. Correto?

    ResponderExcluir
  4. O Phenom é quente no pouso e com certeza faz falta os reversores! todavia o peso desse equipamento vai alterar o peyload do aparelho.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir